harry-potter-ilustradoTítulo original: Harry Potter and the Philosopher’s Stone

Autora: J. K. Rowling

Ilustrador: Jim Kay

Editora: Rocco

Edição: 1ª Edição – 2016

Páginas: 246

ISBN: 978-85-325-3027-1

Quem me conhece sabe que eu tenho uma relação muito especial com a série Harry Potter; Harry Potter e a Pedra Filosofal foi o primeiro livro com mais de 100 páginas que eu li – meu primeiro “livro grosso” – Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban foi o livro que eu e a minha mãe lemos juntas quando ela estava se recuperando de uma cirurgia e Harry Potter e a Ordem da Fênix foi meu primeiro desafio literário, o primeiro livro “muito grosso” que eu li. Enfim, eu e Harry temos uma relação pessoal muito especial.

dscn1003

Quando saiu esta edição ilustrada, meu primeiro pensamento foi “eu preciso desse livro”. Além de lindo, ele seria um investimento para o futuro, afinal, seria perfeito ler Harry Potter ilustrado para os meus filhos, à noite, antes deles dormirem. No início das vendas, porém, só havia a edição em inglês e era muito caro. Esperei sair uma edição em português e, surpresa!, custava um rim e o olho direito. Fui muito paciente, esperei alguns meses e, até hoje não acredito, sério, paguei R$42,90 nas lojas Americanas – nunca mais vi um preço mais em conta do que este. E desde então sou a pessoa mais feliz do mundo porque Harry Potter e a Pedra Filosofal Ilustrado foi, é e sempre será o melhor investimento que eu já fiz num livro.

dscn1005dscn1007

Eu tinha o hábito de reler meus livros favoritos de Harry Potter todos os anos, mas desde que entrei na faculdade devo admitir que não tive mais tempo – Harry Potter teve que dar lugar a outros milhares de títulos (nem sempre tão legais quanto), mas sempre que lia A Pedra Filosofal, a história se passava pela minha cabeça como um desenho e, conforme Harry ia crescendo, mais livros da série foram lançados,  eu também ia crescendo e o desenho que se formava na minha cabeça a cada livro que eu lia se transformava lentamente em um filme cheio de efeitos especiais digno de qualquer estúdio cinematográfico de Hollywood.

dscn1008

Ler esta edição foi como voltar aos meus 7 anos e ver os desenhos que se formavam na minha cabeça ali, nas páginas que eu folheava. Foi uma experiência mágica!

dscn1009dscn1011

Não vou me demorar contando o enredo para vocês porque, creio eu, todos já o conhecem, então vou contar mais sobre a minha experiência com esta edição em especial.

dscn1018

Um dos atrativos principais dessa edição é a capa dura. Além de ficar lindo na estante, a capa dura protege melhor o livro, porém acredito que a Rocco poderia ter feito um trabalho melhor. A capa é bem simples, vermelha com o título escrito apenas na lombada no livro, sem nenhum desenho, imagem ou escrito na frente. Talvez se houvesse o título também na capa, ou um desenho em alto relevo, ficasse melhor.

dscn1004

As ilustrações estão por toda parte: na forma de manchas nas páginas, no rodapé, no começo de cada capítulo, entre o texto ou ocupando a página inteira.

dscn1010dscn1012dscn1013dscn1015dscn1016dscn1017

O ilustrador foi bem fiel a descrição que J. K. Rowling fez dos personagens nos livros. Talvez quem tenha apenas assistido aos filmes estranhe Hermione, Rony, Neville.

dscn1028dscn1022dscn1020dscn1023dscn1027

Jim Kay também fez ilustrações que o leitor não esperaria encontrar, pois não fazem parte do enredo, como, por exemplo, os ovos de dragões. Há, inclusive, uma ilustração que projeta como seria o capítulo sobre trasgos que eu achei sensacional, tirei foto e mostrava para todos como ficou legal – do livro de Newt Scamander (outro queridinho do universo HP), Animais Fantásticos e Onde Habitam .

dscn1024dscn1019dscn1025

Pessoalmente falando, ler Harry Potter é sempre uma experiência fantástica. Mas ler Harry Potter ilustrado é mágico!

E você, já leu esta edição? O que achou?

Comente como foi!

Deixe um comentário

